Galões com gasolina e munições foram apreendidos em Mossoró — Foto: Divulgação
A Polícia Civil apreendeu nesta quarta-feira (15) cerca de 80 litros de gasolina e 113 munições de armas escondidos em um lava a jato em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.
Ninguém foi preso na ação, que foi conduzida pela Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe). O prédio onde o material foi apreendido fica no bairro Santo Antônio.
De acordo com o delegado Alex Wagner, da Divipoe, o material encontrado possivelmente seria usado para ataques criminosos na cidade.
O Rio Grande do Norte sofreu ações criminosas em pelo menos 29 cidades - incluindo Mossoró- desde a madrugada de terça-feira (14). As ações têm sido atribuídas a uma facção criminosa e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed) não descarta que as ordens tenham partido dos presídios
A motivação, segundo a pasta, seria o controle mais rígido nos presídios do estado. Um relatório de um órgão federal, no entanto, aponta também más condições e tortura a apenados.
Mossoró suspendeu o transporte público na terça-feira (14) e nesta quarta (15) a coleta de lixo foi feita com escolta da Guarda Municipal da cidade, já que dois caminhões da prefeitura e um outro caminhão de lixo já haviam sido incendiados no dia anterior no município.
O Rio Grande do Norte teve a segunda noite de violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos outras sete cidades nesta quarta-feira (15). Segundo a polícia, a ação é organizada por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.
Na madrugada, 100 homens da Força Nacional chegaram ao estado para reforçar a segurança. De acordo com o último balanço da Polícia Militar, 37 pessoas foram presas desde o início dos ataques. Uma pessoa morreu em um confronto com a polícia e duas pessoas ficaram feridas durante ação dos criminosos, que ocorreram em ao menos 29 cidades em dois dias.
Apesar do reforço na segurança, os ataques seguiram em várias partes do estado. A reportagem acionou a polícia para um balanço no total de ataques, mas aguardava o retorno até a publicação.
Os ataques
Na capital, quatro ônibus de turismo que estavam na garagem de uma empresa foram incendiados e ficaram completamente destruídos. O proprietário estima um prejuízo de R$ 500 mil. "Vinte anos de batalha se acabaram aqui. É muito triste", disse o empresário José Cardoso Sobrinho.
Criminosos também quebraram uma porta de vidro em Natal e jogaram um coquetel molotov em uma loja de motos na Avenida Nevaldo Rocha, uma das principais vias de Natal.
4 ônibus de turismo foram incendiados durante a madrugada desta quarta (15) em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
Ainda na capital, um carro particular foi incendiado na rua. Os bandidos mandaram o motorista parar e descer do carro, atiraram pra cima e em seguida atearam fogo no veículo.
Na praia de Pipa, que fica no município de Tibau do Sul, criminosos atiraram contra a base policial e tentaram incendiar o local.
Pelo menos três ônibus foram incendiados em Parnamirim, na Grande Natal, e outro em Areia Branca. Em Currais Novos, criminosos tentaram atear fogo em um carro que estava estacionado no pátio da Central do Cidadão, mas não conseguiram. Na mesma cidade, a van do cantor Jhonny Cortez, ex-cantor da banda Limão com Mel, foi parcialmente incendiada na madrugada. Os bombeiros foram acionados e controlaram as chamas.
Em Nova Cruz, criminosos incendiaram um ônibus de autoescola que estava estacionado na rua. Já no município de Pureza bandidos atearam fogo em um ônibus escolar.
Na cidade de Riachuelo, criminosos tentaram atear fogo no prédio do conselho tutelar, mas a polícia chegou e conseguiu evitar a ação. Um caminhão pipa foi incendiado na cidade de Santa Cruz.
No município de São Tomé, dois ônibus escolares ficaram destruídos após criminosos atearem fogo nos veículos. O ataque aconteceu por volta das 2h30. "Sentimento de revolta e impotência, durante a madrugada tivemos atentados ao nosso patrimônio público, que tanto serve a nossa população", postou o prefeito da cidade, Anteomar Pereira.
g1 RN
0 Comentários